Inovação em Produtos Cosméticos

Núcleo de Design Natura

Design de experiências

Cases Inspiradores Design de Experiencia e as emocoes do consum

Pode ser uma luz que se acende quando você abre a porta, ou a campainha que toca quando você entra em determinada loja e até smartphones que te indicam a temperatura enquanto você caminha pela rua.

Cases Inspiradores: Design de Experiência e as emoções do consumidor

 
Cases Inspiradores: Design de Experiência e as emoções do consumidor
 
Pode ser uma luz que se acende quando você abre a porta, ou a campainha que toca quando você entra em determinada loja e até smartphones que te indicam a temperatura enquanto você caminha pela rua.
 
A interatividade e a busca das empresas pela geração de novas experiências de uso e consumo de seus produtos pelos consumidores, vêm se tornando cada vez mais presentes nos dias de hoje, não à toa vivemos rodeados dela em diversas formas, sejam elas mais ou menos interativas.
 
Cada vez mais empresas vêm buscando criar novas experiências para o consumidor que vão além do simples uso do produto, buscando assim no design de experiência, uma oportunidade de conectar-se de maneira mais efetiva e diferenciada com seus consumidores.
 
Inovando a experiência na maternidade
 
A linha de fraldas Huggies, lançou uma campanha para o dia dos pais, na qual os pais poderiam sentir os movimentos feitos pelo bebê no ventre da mãe, através de dois cintos, um para ser usado pela gestante e outro pelo futuro pai. Sensores captavam os movimentos e estes eram transmitidos para o cinto dos pais em tempo real. Dessa forma, a ação proporcionou uma experiência inédita e surpreendente para os pais, que tiveram a oportunidade de sentir os movimentos do bebê no ventre da mãe.
 
Confira o vídeo da campanha:
 
 
Outra ação foi a da linha de pomada para assaduras Hipoglós. Nesse caso, a mãe recebeu um Kit Bluetooth Alert, que utiliza um sensor que é colocado na fralda e outro captura leitor que captura seu sinal e transmite a informação. Para receber a informação a mãe deve baixar um aplicativo em seu celular. Assim, quando a fralda fica molhada, a mãe recebe um alerta no seu celular, informando que é hora de trocar seu bebê. Essa inovação usou a experiência de cuidado e a preocupação que a mãe já tinha, para acompanhar o dia-a-dia do seu bebê.
 
Confira o vídeo da campanha:
 
 
Os exemplos citados acima abordaram pontos importantes, através de um ciclo de experiências. Experiências estas que podem estar ligadas diretamente ao uso do produto ou até mesmo em momentos que nos levem a uma interação mais intensa com uma marca. Assim o design de experiência pode identificar e ampliar as experiências do consumidor com a marca, através de produtos inovadores. 
 
Hackathon Natura Campus | MIT Media Lab
 
Já enviou sua ideia para ampliar a experiência do consumidor por meio da união de produtos e o ambiente virtual? Saiba mais sobre o Hackathon Media Lab Natura Campus (clique aqui)