Inovação em Produtos Cosméticos

Carolina Lavini Ramos

Manter nossa saúde em dia é essencial...

Cápsulas da beleza

Manter nossa saúde em dia é essencial, e a cada dia surgem novos métodos e artifícios para que encontremos a melhor maneira de cuidar de nosso corpo.

Além de uma vida regada de alimentos variados, ricos em sais minerais e vitaminas, atividade física, uma boa qualidade de vida e felicidade complementam a receita de uma vida saudável.

No entanto muitas vezes a quantidade ideal de vitaminas e sais minerais não é ingerida, sendo então necessária uma suplementação alimentar para manter a saúde da pele e prevenir doenças. Além dos conhecidos suplementos vitamínicos e minerais, recentemente surgiu uma nova linha de produtos que une nutrição e cosmética, chamada de nutricosmética.

Os nutricosméticos são também conhecidos como pílulas da beleza ou cosméticos orais. São compostos por ingredientes como antioxidantes (carotenóides e flavonóides, por exemplo), aminoácidos, vitaminas (A, C, E, D) e sais minerais (selênio, zinco, ferro, dentre outros) que sistemicamente podem agir contra o envelhecimento, unhas fracas, flacidez e celulite.

Assim as prateleiras das farmácias estão tomadas de pílulas da beleza. Mas de fato o que são essas pílulas? Como a beleza pode ser promovida ou mantida de dentro para fora?

Primeiramente devemos entender que os nutricosméticos surgiram da intersecção entre cosmecêutica e nutracêutica.  O termo cosmecêutica foi introduzido nos anos 80 e refere-se a produtos de uso tópico capazes de gerar mudanças no status da pele devido à presença de um bioativo, mas que não são considerados drogas nem cosméticos. Já o termo nutracêutica refere-se a qualquer alimento ou parte dele capaz de trazer benefícios a saúde até mesmo prevenir doenças. Assim, os nutricosméticos são cápsulas que não substituem exercício físico, boa dieta nem mesmo o uso de protetor solar e de cremes diários. Eles são ideais para quem possui alguma defasagem nutricional que pode estar afetando-o esteticamente (Anunciato, et al,2012).

Como mencionado anteriormente, os compostos dessas cápsulas são diversos, assim como seus efeitos. Gonzalez e colaboradores estudaram, em camundongos, o efeito da radiação UVB, na pele de animais sob uma dieta rica em dois tipos de carotenóides, a luteína e a zeaxantina. Após um tratamento de 14 dias com a subsequente exposição à radiação UVB, puderam observar efeitos fotoprotetores como: diminuição da resposta inflamatória local , do número de células apoptóticas (processo de morte celular) e hiperproliferativas na epiderme. Esses resultados mostram que esses carotenóides além de apresentarem um efeito fotoprotetor, podem também ter um papel importante na prevenção de câncer (que também possuem caráter inflamatório e hiperproliferativo) (González, et al, 2003).

Outros estudos mostram que carotenóides também contribuem para uma melhor elasticidade e hidratação da pele assim como uma proteção antioxidante contra as espécies reativas de oxigênio geradas pela radiação solar (Anunciato, et al, 2012). Além disso, outros micronutrientes podem também melhorar a circulação da pele além de sua hidratação (Heinrich, et al, 2006; De spirt, et al, 2012) e até mesmo prevenir doenças.

As variáveis estudadas nas pesquisas são diversas, assim como o efeito dos nutrientes em questão. Assim, a ingestão combinada de carotenóides (licopeno, beta-caroteno, tocoferol e luteína), selênio e vitamina E apresentou outro tipo de efeito positivo agora sobre a textura e aparência da pele. A partir de técnicas de ultrasson (B-scan) e de imagens tiradas da pele (Surface Evaluation of Living Skin B-Scan) pode-se medir um aumento de sua espessura e densidade após um período de suplementação de 12 semanas.

Esses dados são sempre animadores, não é verdade? Mas antes de correr para “ver” como funcionam, lembre que as pílulas da beleza devem ser prescritas por médicos especializados que indicarão o melhor tratamento para aprimorar sua beleza. O excesso desses componentes em nosso organismo pode ser tóxico e o resultado não tão belo quanto o esperado.

 

Carolina Lavini Ramos é bióloga formada pela Instituto de Biociências da USP e possui mestrado em Ciências  Médicas, com ênfase em Imunologia, pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente leciona ciências para o ensino fundamental, orienta alunos no desenvolvimento de projetos de pré-iniciação científica, além de ser integrante do comitê de revisão científica da revista InCiência. Tem interesse especial em atividades educacionais e de divulgação que aproximem os cientistas da sociedade.

Contato: ca_Lavini@hotmail.com

 

Referências Bibliográficas

Anunciato TP, da Rocha Filho PA. Carotenoids and polyphenols in nutricosmetics, nutraceuticals, and cosmeceuticals. J Cosmet Dermatol. 2012 Mar;11(1):51-4. doi: 10.1111/j.1473-2165.2011.00600.x.

De Spirt S, Sies H, Tronnier H, Heinrich U. An encapsulated fruit and vegetable juice concentrate increases skin microcirculation in healthy women. Skin Pharmacol Physiol. 2012;25(1):2-8. doi: 10.1159/000330521. Epub 2011 Aug 5. PubMed PMID: 21822034.

González S, Astner S, An W, Goukassian D, Pathak MA. Dietary lutein/zeaxanthin decreases ultraviolet B-induced epidermal hyperproliferation and acute inflammation in hairless mice. J Invest Dermatol. 2003 Aug;121(2):399-405.

Heinrich U, Neukam K, Tronnier H, Sies H, Stahl W. Long-term ingestion of high flavanol cocoa provides photoprotection against UV-induced erythema and improves skin condition in women. J Nutr. 2006 Jun;136(6):1565-9.