As pesquisas relacionadas com a obtenção do folículo capilar a partir de células tronco têm sido um grande desafio ...

Bioengenharia e folículo capilar

Com o avanço da medicina, as células tronco vêm se destacando como um novo recurso no combate a determinadas doenças. A capacidade de produzir novos tecidos a partir de destas celulas trouxe perspectivas sobre seu uso terapêutico. Atualmente, já é possível obter células sanguíneas, cardíacas, musculares e de outros tecidos a partir das células tronco.

Com o aumento da procura por tratamentos de saúde e a estética do cabelo, começaram a surgir pesquisas  envolvendo as células tronco do folículo capilar.

As pesquisas relacionadas com a obtenção do folículo capilar a partir de células tronco têm sido um grande desafio, uma vez que, após o nascimento, novos folículos não se formam. A reciclagem do tecido é feita por nichos de células tronco adultas que regeneram os folículos capilares a cada ciclo de crescimento do cabelo. Essa regeneração ocorre principalemnte pela interação entre as células tronco presentes na protuberância do folículo e as células mesenquimais adjacentes à papila dermal.

Com a identificação de marcadores das células da protuberância do folículo (CD34) é possível isolar esses tipos celulares para a produção de novos folículos capilares.  A bioengenharia desses tipos de células começa com a dissociação do folículo. As células separadas são colocadas em meio de cultura apropriado para se multiplicarem.

Após a proliferação em cultura, elas podem ser transplantadas para o lugar de interesse como, por exemplo, uma parte da cabeça sem capacidade de produzir cabelo. Contudo, esse tipo de procedimento ainda é experimental, uma vez que para obter uma cultura de células ideal para transplante se faz necessário à obtenção do tipo celular exato inicial da cultura e ainda não sabemos quais células específicas poderiam ser transplantadas para esta finalidade.

Embora ainda esteja em seu início, o desenvolvimento das técnicas de isolamento e cultivo destes tipos de células tronco torna possível que em um futuro próximo pessoas com problemas como a calvície possam usufruir de tal tratamento. Pesquisa que não beneficia apenas a estética do indivíduo, também beneficia a saúde e a sua auto-estima, tão importante para uma vida feliz e produtiva.

 

Referências:

Stenn K, Parimoo S, Zheng Y, Barrows T, Boucher M and Washenik K. 2007. Bioengineering the Hair Follicle. Organogenesis 3:1, e1-e8.

Stenn K and Cotsarelis G. 2005. Bioengineering the hair follicle: fringe benefits of stem cell. Technology Current Opinion in Biotechnology, 16:1–5