Sustentabilidade

Cintia Milagre

A Biotecnologia é uma das consideradas “Tecnologias Sustentáveis”. ...

Aquarela Biotecnológica: as Cores da Ciência

O texto abaixo foi escrito para o Desafio de Editores Científicos Natura Campus, na categoria Tecnologias Sustentáveis. Agradecemos a Cintia por sua contribuição à divulgação científica cedendo seu texto para publicação no nosso blog.

Cintia Milagre é pesquisadora na UNESP, no Departamento de Bioquímica e Microbiologia. Fez doutorado e pós-doutorado na Unicamp em biocatálise, e em 2011 estudou em Delft University of Technology, em seu segundo pós-doutorado.

Time Natura Campus


A Biotecnologia é uma das consideradas “Tecnologias Sustentáveis”. Mas o que exatamente significa Biotecnologia? Por que ela tem se tornado tão colorida? E de que forma uma empresa antenada com as tendências atuais como a Natura e cuja filosofia fundamenta-se em responsabilidade social, econômica e ambiental pode beneficiar seus consumidores com produtos cada vez melhores utilizando a Biotecnologia e Química Verde? Neste ano comemoramos o 20o aniversário da ECO-92 ou Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro e cujo objetivo primordial foi discutir e estabelecer maneiras para se conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas do nosso planeta. Um dos frutos da ECO-92 foi a criação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), dentro da Agenda 21, um tratado internacional para manutenção da biodiversidade da Terra que conta com atualmente com 175 países signatários, incluindo o Brasil. Segundo CBD, Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos  vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos. Fazendo um tributo à tão colorida mãe Natureza, a Biotecnologia tem sido classificada utilizando-se um sistema de cores conforme os diferentes ramos de aplicação. No início eram apenas três cores: Biotecnologia Vermelha, Verde e Branca mas, atualmente, há uma verdadeira aquarela biotecnológica:

Biotecnologia Vermelha: compreende aplicações médicas e sanitárias;

Biotecnologia Verde: aplicações agrícolas e alimentares;

Biotecnologia Branca: relativo aos processos industriais;

Biotecnologia Azul: relativa à diversidade aquática;

Biotecnologia Marrom: relativa à diversidade desértica;

Biotecnologia Cinza: processos de fermentações;

Biotecnologia Amarela: aplicações nutricionais;

Biotecnologia Dourada: o uso da bioinformática aplicada À Biotecnologia;

Biotecnologia Roxa: patentes e propriedade intelectual em Biotecnologia;

Vale ressaltar que não há uma classificação oficial deste sistema e, conforme a fonte consultada a paleta de cores pode ser maior ou menor. Na prática o que importa neste universo multicolorido é que a exploração biotecnológica e suas aplicações sejam realizadas de maneira racional a fim de conservar e preservar o meio ambiente. E ainda, quando envolver processos e/ou reações químicas que as mesmas estejam em ressonância com os 12 princípios da, também colorida, Química Verde que são:

1. Prevenir a formação de resíduos é melhor que tratá-lo;

2. Economia de átomos: maximizar a incorporação de todos os átomos do material de partida no produto final;

3. Utilizar e gerar substâncias com pouca ou nenhuma toxicidade;

4. Desenvolver de produtos seguros e eficientes;

5. Eliminar ou utilizar solventes e outros auxiliares de reação seguros;

6. Minimizar e/ou otimizar o uso de energia;

7. Usar fontes renováveis de matéria-prima;

8. Evitar derivados desnecessários (reações de proteção e desproteção por exemplo);

9. Priorizar o uso de reagentes catalíticos (tão seletivos quanto possível) em detrimento a reagentesestequiométricos;

10. Desenvolver produtos degradáveis ao final de sua função;

11. Monitorar e controlar as reações em tempo real para se evitar a formação de substâncias perigosas;

12. Desenvolver processos intrinsecamente seguros minimizando os riscos de acidentes químicos, explosões e incêndios.

Diante de tudo o que foi dito, o Brasil ocupa uma posição extremamente vantajosa pois somos um dos maiores detentores de diversidade de flora, fauna e micro-organismos e que podem ser fonte de biomassa, enzimas, pigmentos, aromas, metabólitos, e produtos de biotransformação com grande potencial para aplicações biotecnológicas. Agora basta que o todo setor industrial assuma o compromisso, assim como a Natura tem feito, de desenvolver seus produtos de forma sustentável e quando necessário buscar por alternativas para substituir os processos químicos agressivos por processos ambientalmente amigáveis. Assim deixaremos de herança para as futuras gerações um mundo tão colorido quanto possível e não será necessário abrir mão do conforto que a sociedade do século XXI desfruta, proporcionado pelos avanços tecnológicos que dispomos.

 

Se você quer saber mais sobre:

- Convenção sobre Diversidade Biológica: http://www.cbd.int/

- Agenda 21: http://www.un.org/esa/dsd/agenda21/

- Química Verde:

http://portal.acs.org/portal/acs/corg/content?_nfpb=true&_pageLabel=PP_TRANSITIONMAIN&n

ode_id=830&use_sec=false&sec_url_var=region1&__uuid=f817162d-b082-48b2-ba7d-

945994f08eb9

 

As imagens para construção da figura acima foram retiradas dos seguintes

sites:

http://changetheworldgorillastyle.tumblr.com/

http://www.jorgerebequi.com/search/label/arco-iris