Poucas coisas são mais reconfortantes que o toque. ...

Sobre o cuidar com o toque: o massagear e a reflexologia

Poucas coisas são mais reconfortantes que o toque. O bebezinho acalma seu pranto quando sua mãe o toca. Grandes amigos se tocam em um forte abraço quando se encontram. A gente se toca, deslizando os dedos sobre os braços, buscando afastar o frio. Os apaixonados não resistem ao toque da pessoa amada. O toque promove proximidade. Promove troca energética entre as pessoas. É um dos instintos mais belos e primitivos do ser humano.

Por promover troca energética, acalmar, acalentar, podemos considerar o toque como um instrumento de cura. O toque com a intenção do cuidado, na forma de massagem, pode aliviar dores e trazer bem-estar. O toque. Sinônimo de cuidar.

A massagem é uma das ferramentas de promoção da saúde empregadas pelas medicinas tradicionais como a chinesa e a indiana. No Brasil, suas diferentes modalidades, voltadas para objetivos variados (estética, relaxamento, terapêutico) são cada vez mais difundidas. Muitos de nós já nos submetemos a alguma sessão de massagem e pudemos conferir seus benefícios. Mas será que há alguma evidência científica de que ela realmente faça bem à saúde? O que acontece em nosso corpo quando somos massageados?

Um estudo recente realizado na Universidade da Califórnia com 96 voluntários (1) avaliou o efeito da massagem sobre a liberação de ocitocina (OT) e de outros componentes fisiológicos relacionados à liberação da mesma – hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), óxido nítrico (NO) e beta-endorfina (BE). Para isto, os pesquisadores recolheram uma amostra de sangue dos voluntários antes e após uma sessão de 15 minutos de massagem de pressão moderada nas costas. Este estudo teve um grupo controle, que descansou durante 15 minutos entre uma e outra coleta. Os resultados do estudo mostram que a massagem promoveu um aumento significativo do nível sanguíneo de ocitocina, assim como uma redução no nível dos demais componentes, de acordo com a tabela abaixo:

Porcentagem de variação das medidas fisiológicas após intervenção:

Medida fisiológica

Grupo Massagem

Grupo Controle

OT

+9%

-18%

ACTH

-20%

+30%

NO

-36%

+91%

BE

-30%

Sem variações significativas

Vale ressaltar que no grupo que recebeu a massagem houve uma correlação negativa significativa entre o aumento de ocitocina e a redução de ACTH, que é um hormônio marcador do estresse.

De acordo com os autores, este aumento no nível de ocitocina representa benefícios à saúde, já que este hormônio está relacionado à redução do estresse e aumento das defesas do sistema imunológico. Do ponto de vista das relações, a ocitocina é importante para a confiança, generosidade e empatia, qualidades indispensáveis àquele que usa o toque para cuidar e também àquele que está sendo cuidado.

Quando falamos em massagem, devemos considerar que as modalidades são inúmeras, e uma das mais difundidas para benefícios terapêuticos é a reflexologia dos pés. Segundo a reflexologia, os pés podem representar o corpo todo, e a massagem em pontos específicos destes membros aumenta o suprimento de sangue para os diferentes órgãos por eles representados.

Recentemente foram publicados diversos estudos comprovando os benefícios desta modalidade para a saúde. Um estudo publicado em 2011 (2) mostrou que a reflexologia podal pode contribuir com a saúde do coração, por diminuir a pressão arterial e promover a modulação do nervo vago, sendo benéfica tanto para pacientes portadores de doença arterial coronariana como para pessoas saudáveis.

Outro grande estudo envolvendo 385 mulheres portadoras de câncer de mama em estado avançado, realizado nos Estados Unidos e publicado em 2012 (3), comprovou os benefícios da reflexologia podal para reduzir os sintomas de dispneia e fadiga, característicos do tratamento quimioterápico e hormonal nestas pacientes.

As evidências científicas recentes sobre os benefícios das técnicas propostas pelas medicinas complementares, que enxergam o ser humano de uma forma holística e integral, nos trazem cada vez mais a certeza de que buscamos o caminho certo de estudo e promoção do bem-estar.

E é neste caminho que propomos o toque como um gesto de amor e cuidado para com o próximo. E propomos não apenas o toque, mas também outros gestuais diários e textos de leitura leve e agradável que nos ajudam a nos reconectar com nossa essência e vivenciarmos o bem-estar. Fica aqui um convite para que você desfrute deste trabalho desenvolvido com afeto e cuidado pela equipe de “Ciência de bem-estar”, da Natura, com apoio de consultores da área da saude e educação, especialmente para que você desfrute e se beneficie do bem-estar no seu dia-a-dia. Experimente e compartilhe: www.natura.net/gestos

desenvolvido pela ciência de bem estar e consultores da área da saude e educação especialmente para que vc desfrute e se beneficie do bem estar no seu dia a dia. Experimente e compartilhe

“Derramei meus sonhos sob teus pés; caminha com cuidado, pois estás caminhando sobre os meus sonhos”.

William Butler Yeats

 

Referências Bibliográficas

  1. Morhenn V, Beavin LE, Zak PJ. Massage increases oxytocin and reduces adrenocorticotropin hormone in humans. Altern Ther Health Med. 2012 Nov-Dec;18(6):11-8;
  2. Lu WA, Chen GY, Kuo CD. Foot reflexology can increase vagal modulation, decrease sympathetic modulation, and lower blood pressure in healthy subjects and patients with coronary artery disease. Altern Ther Health Med. 2011 Jul-Aug;17(4):8-14;
  3. Wyatt G, Sikorskii A, Rahbar MH, Victorson D, You M. Health-related quality-of-life outcomes: a reflexology trial with patients with advanced-stage breast cancer. Oncol Nurs Forum. 2012 Nov;39(6):568-77.