Natura leva o tema COLABORAÇÃO para a XII Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica ...

Promoção de colaboração entre empresas

Natura leva o tema COLABORAÇÃO para a XII Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica

Nos dias 11, 12 e 13 de junho, em Joinville, aconteceu a XII Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica. De acordo com a ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, 41% do público participante eram de empresas, 6% de instituições científicas e tecnológicas e 5% de agências e órgãos de governo.

O evento reuniu palestrantes internacionais e painéis de discussão com representantes de empresas e universidades, sobre os temas: propriedade intelectual, indicadores de ciência, tecnologia e inovação e parcerias entre instituições de ciência e tecnologia e empresas.

Dentre as palestras internacionais, a de Don Tapscott, sobre "Negócios na Era da Colaboração", autor do best-seller Wikinomics, merece destaque. Citando diversos exemplos, reforçou que o caminho para muitas iniciativas inovadoras crescerem no mercado é receberem a colaboração de pessoas de diversos locais do mundo. Entre os exemplos citados, a propaganda de Doritos, feita por consumidores e o seu jornal virtual, o "The Don Tapscott Innovations Dayly", feito diariamente por colaboradores via Twitter, ilustram o tema.

A Natura participou do evento por meio de apresentações nas sessões de cases de produtos e pôsteres. Foram 4 trabalhos apresentados, entre eles o pôster sobre Promoção de Colaboração entre Empresas. O trabalho buscou apontar os desafios existentes nas relações de parceria entre empresas e explorar ferramentas para fomentar a colaboração e alavancar resultados em inovação por meio destas relações.

A metodologia aplicada identificou, por meio da rede de empresas que está mais próxima da operação do negócio, como, por exemplo, os fornecedores de insumos, os principais desafios nas interações em parceria que são: integrar os diversos atores envolvidos; criar um ambiente de colaboração; considerar regras pré-definidas para compartilhamento de riscos e resultados, além da geração de valor para todos os envolvidos.

O trabalho mostrou que entender os desafios que cercam as relações de parceria entre empresas é um importante passo para estabelecer ações com este público. E que utilizando ações de aproximação com os parceiros empresariais, é possível mapear oportunidades para adoção de boas práticas para parcerias, favorecendo e ampliando a colaboração deste público em iniciativas para gerar inovação.