O Prêmio FINEP de Inovação é um reconhecimento concedido pela Financiadora de Estudos e Projetos ...

Prêmio FINEP reconhece empresas que investem em inovação

O Prêmio FINEP de Inovação é um reconhecimento concedido pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP – às instituições e pessoas que contribuem significativamente para o amadurecimento de uma cultura nacional de inovação.

O Prêmio completa 15 anos em 2012, fato que comprova seu pioneirismo no estímulo ao desenvolvimento econômico e industrial por meio da inovação.

Figurar entre os finalistas do concurso é um grande feito, pois as maiores empresas, universidades, institutos de pesquisa e inventores do Brasil se inscrevem para concorrer a este prêmio. Além dos incentivos financeiros, conquistar o prêmio traz um ganho de imagem extremamente relevante, pois projeta os selecionados entre as instituições que apostam na ciência e tecnologia como fator de crescimento e competitividade.

A Natura possui um histórico de mais de uma década de interação com a FINEP, seja por meio de financiamentos, editais conjuntos ou iniciativas em parceria, como a construção do laboratório de high-throughput screening no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio). A empresa acredita que a inovação deve gerar valor para todo um ecossistema nacional e internacional de atores envolvidos com ciência, tecnologia e inovação. Neste contexto, parceiros que fomentam a inovação, como a FINEP, se tornam muito importantes e estratégicos.

Todo esse esforço da Natura voltado para a construção de um ambiente inovador no Brasil foi reconhecido pela FINEP em 2009. Naquele ano, a empresa ganhou o Prêmio FINEP de Inovação na categoria grande empresa, concorrendo com outras 25 empresas que têm a inovação como elemento chave em sua estratégia de atuação. Sem dúvida, o prêmio ajudou a consolidar a imagem da Natura como uma empresa inovadora.

Em 2012 o Prêmio contará com 588 inscritos em suas nove categorias, e a Natura concorre em duas delas: grande empresa, aquelas que possuem faturamento bruto superior a R$ 90 milhões; e inovação sustentável, que vai premiar empresas de qualquer porte e segmento que desenvolvam e comercializem, há pelo menos três anos, produtos, processos e serviços nos quais os pilares de sustentabilidade (ambiental, social e financeiro) encontram-se integrados ao sistema de pesquisa, desenvolvimento e comercialização.

Neste momento, o Prêmio se encontra em fase de pré-julgamento e avaliação dos projetos submetidos. A premiação nacional ocorrerá no mês de dezembro, em Brasília.