Inovação Aberta e Colaborativa

Luis Felipe Villani Purquerio

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original! ...

Parceria IAC e Natura discute pesquisa e forma pessoas

           A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original!

          Albert Einstein foi muito feliz quando realizou essa declaração.

           Desde 2011 a Natura recebe os alunos da Pós Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC para uma visita nas áreas de produção e posteriormente um bate papo sobre a pesquisa na iniciativa privada.

           Anualmente os alunos da disciplina de Horticultura são apresentados ao programa de pesquisa em Bioagricultura que tem como missão “Promover a botânica econômica, privilegiando os recursos da sociobiodiversidade, desenvolver tecnologia de produção e inovação nas cadeias produtivas com foco na agricultura ecológica e no manejo florestal não madeireiro”.

           É neste momento que surge a oportunidade de discutir as diferenças e as complementariedades da pesquisa dentro do setor publico e privado, possibilitando a todos os presentes, pesquisadores e alunos, ampliação da visão do que é uma pesquisa inovadora e de impacto na iniciativa privada, bem como amadurecimento no tocante a novas ideias e oportunidades.

           A troca de experiências entre instituições de pesquisa é fundamental para promover a construção das redes de conhecimento que integram as ações de pesquisa, assistência técnica e capacitação, gerando ciência aplicada no campo.

           Que a nossa mente possa sempre estar aberta a novas ideias!

           Luis Felipe Villani Purquerio possui graduação em Agronomia, mestrado em Agronomia e Doutorado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP. Atualmente é pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas, credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronomico na área de concentração de Tecnologia da Produção Agrícola.