Inovação Aberta e Colaborativa

Tammy Sakaguti e Carolina Domenico

Em 2012 firmamos parceria com a UFSCAR para desenvolver um projeto de conservação ...

Natura e UFSCAR firmam parceria para conservação de Virola Surinamensis

Em 2012 firmamos parceria com a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) para desenvolver um projeto de conservação de Virola surinamensis, também conhecida como ucúuba.

Esta espécie está presente na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção da IUCN e do MMA/Anexo I, principalmente por ter sido uma das madeiras mais comercializadas na região amazônica nas décadas de 70-80. Atualmente a espécie volta a apresentar procura por seu potencial não madeireiro.

A Natura reconhece a necessidade de conservar a diversidade biológica hoje existente, por isso a utilização da manteiga de ucuúba, derivada das sementes, em alguns produtos cosméticos da nossa marca gerou a iniciativa de estudar a conservação desta planta no meio natural.

O projeto tem como objetivo estudar a diversidade genética de ucuúba existente em três áreas com diferentes práticas de manejo a fim de promover a conservação on farm dos recursos genéticos identificados e fortalecer a cadeia produtiva sustentável deste recurso vegetal.

Esta é uma importante parceria de cunho científico e esperamos que os resultados sejam relevantes nas dimensões econômica, social e ambiental.