Inovação em Produtos Cosméticos

Renata Platcheck Raffin

A área de cosméticos tem como grande característica a absorção de inovações de maneira rápida e continua. ...

Nanotecnologia em cosméticos – a inovação chegando ao mercado

      A área de cosméticos tem como grande característica a absorção de inovações de maneira rápida e continua. Os lançamentos de produtos são constantes e o público, principalmente feminino, está sempre em busca de novidades, desde novas fragrâncias a cosméticos mais eficazes.

      Incorporar novas tecnologias em produtos é tarefa difícil e, muitas vezes, um longo tempo é requerido. Entretanto uma das mais modernas tecnologias que já temos nesta fase de apropriação pelo mercado é a nanotecnologia. O nome pode parecer um pouco futurista, mas os resultados obtidos até o momento são muito animadores e este campo de pesquisa tem crescido de forma rápida tanto nas universidades como nas indústrias.

      Mas, afinal, o que tem esta tecnologia de tão especial?

      “Por que não podemos escrever todos os 24 volumes da Enciclopédia Britânica na cabeça de um alfinete?” Essa questão foi realizada em 1959 pelo físico Richard Feynman do Instituto de Tecnologia da Califórnia em um Encontro da American Physical Society nos EUA. A pergunta acima foi lançada na conferência: “Há muito espaço lá embaixo” e foi interpretada, por muitos, como uma provocação ou por mais uma de suas brincadeiras, porém hoje, já conseguimos este tipo de manipulação de átomos e moléculas, o que parecia impossível sem o uso de microscópios eletrônicos.

      De lá para cá, diversos autores já definiram a nanotecnologia de diferentes formas, mas para mim, uma das mais abrangentes e interessantes é “Nanotecnologia pode ser referido como o estudo daqueles objetos em pequena escala que podem ser montados para criar um novo dispositivo”. Esta pequena escala é o nanômetro, que vem a ser um bilionésimo de metro ou de forma mais palpável, cerca de 10.000 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.

      Em relação aos cosméticos, as primeiras patentes datam do final da década de 80 e, desde lá, temos cada vez mais pesquisas e produtos no mercado com esta tecnologia. Usamos a nanotecnologia para formar pequeninas capsulas ao redor dos ativos cosméticos e obter maior estabilidade, aumento de performance e de segurança destes produtos. Usamos também para diminuir o tamanho de filtros solares e pigmentos e obter maior ação na proteção à luz, cores e efeitos diferenciados e até maquiar rugas. Assim, os tipos de nanopartículas que podemos fazer são inúmeros, mas aquelas que mais têm apresentado vantagens de uso são as chamadas nanocápsulas. Estas minúsculas cápsulas, com cerca de 100 a 300 nanômetros (nm) de tamanho, possuem um invólucro biodegradável e um ou mais ativos cosméticos dentro como vitaminas e óleos vegetais, que ficam protegidos da luz e do ar, conservando sua ação muito mais tempo. Este tamanho de 100 a 300 nm também é fundamental, pois garante que os ativos vão chegar nas camadas mais profundas da pele, sem efeitos colaterais, aumentado a eficácia dos antissinais, antimanchas bronzeadores, entre outros exemplos. As vantagens não param por ai. Outro grande benefício destes ativos encapsulados é a duração maior do efeito e a alta hidratação conferidos à pele.

      Os mais recentes estudos têm também demonstrado estas vantagens nos cabelos e nas unhas, fazendo com que os produtos para estas duas aplicações ganhem muito em eficácia já na primeira aplicação.

      Como eu já havia mencionado no início deste texto, temos sorte que os avanços desta tecnologia tenham chegado com força no setor de cosméticos. Isso nos da certeza da melhora do efeito que teremos com estes novos produtos e com as novas aplicações que estão por vir. Não deixem de conferir as novidades desta tecnologia tão pequena com tão grandes benefícios.

 

     Renata Platcheck Raffin é farmacêutica industrial com doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Pesquisa na área de nanotecnologia desde 2000 e já publicou mais de 20 artigos científicos internacionais. É professora e orientadora de mestrado e doutorado na UNIFRA (Programa de Nanociências) e diretora da Inventiva, indústria de matérias primas cosméticas com nanotecnologia, pioneira no país no desenvolvimento destes produtos.

 

Referências

There's Plenty of Room at the Bottom an Invitation to Enter a New Field of Physics by Richard P. Feynman, disponível em http://www.zyvex.com/nanotech/feynman.html.

Duangkamon Baowan. Mathematical modelling of nanostructure, PhD thesis, School of Mathematics and Applied Statistics, University of Wollongong, 2008.

Alessandra Ströher, Cristián Jesús Velásquez Armijo, Renata Platchek Raffin Nanocosméticos:

Conceitos, Vantagens e Aplicações. Cosmetics & Toiletries (Brasil) Vol. 22, set-out 2010, p 54-60.