Inovação Aberta e Colaborativa

Adap. de Augusto Franco (2012) Cocriacao Reinventando o conceito

O movimento do Festival de Ideias é um caso real de interações em rede ...

Interação em Rede – um case prático de co-criação interativa

O movimento do Festival de Ideias é um caso real de interações em rede para co-criação de ideias para problemas sociais atuais da sociedade.

Depois de introduzirmos o conceito de co-criação interativa proposta por Augusto de Franco e aprofundarmos os conceitos de campos de reprodução e campos de criação, é hora de conhecermos mais na prática esses conceitos, nos inspirando com uma iniciativa real de co-criação interativa - O Festival de Ideias.

O Festival de Ideias nasceu em 2011 por iniciativa do Centro Ruth Cardoso (CRC), com o objetivo de articular uma rede de pessoas interessadas em interagir e construir projetos com soluções inovadoras de desenvolvimento social. É um processo permanente de apresentação de ideias e de transformação dessas ideias em projetos viáveis. Do início de 2012 até meados de março de 2013, 2.346 pessoas interagiram em torno de 532 ideias, polinizadas 1963 vezes em um processo de cocriação interativa que ocorreu virtualmente na plataforma http://festivaldeideias.org.br. Em 2011 e 2012 mais de 50 ideias receberam o investimento-semente do Festival e muitas dessas ideias viraram projetos já realizados ou em realização.

Desde seu nascimento o movimento tem crescido e evoluído para se tornar cada vez mais um campo de co-criação interativa. Ações como: desenvolvimento de um site agregador http://festivaldeideias.org – possibilitando que qualquer pessoa publique sua ideia onde quiser; abertura de sessões semanais e presenciais de co-criação, abertas, interativas e livres em vários locais da capital e em outras cidades; liberdade de criação da própria marca e plataforma, são exemplos práticos de como podemos deixar um campo mais interativo e livre para co-criação.

Mas claro que essa liberdade das iniciativas associadas devem respeitar a prática da co-criação interativa, que são elas: 1) entrada e tema abertos (qualquer pessoa pode entrar para cocriar e para propor temas inesperados); 2) desfecho aberto (não há um resultado esperado a ser alcançado); 3) processo free (não há uma metodologia ou um conjunto de passos que as pessoas devam seguir para atingir um objetivo prefixado: somente livre-conversação); 4) estrutura distribuída (em um campo de cocriação todos interagem em igualdade de condições: não há dirigentes, professores, palestrantes, coordenadores ou facilitadores e todos os cocriadores são netweavers); 5) dinâmica interativa (a cocriação não tem procedimentos participativos, como a reunião coordenada, a votação e a construção administrada de consenso: ninguém precisa acatar decisões, todos são livres para interagir como quiserem).

Criar um campo de co-criação interativa é um grande desafio, pois pressupõe um novo modo de configurar e interagir com o ambiente em que as pessoas não estão acostumadas, pois normalmente vivenciam mais ambientes de reprodução e participação. Além disso, teoricamente segundo Augusto, não devemos esperar resultados, mas sim buscar resultados inesperados, ou seja, não adianta entrar nesse processo e já querer saber qual será o resultado.

Por isso que o melhor jeito para se entender esse conceito, é experimentando na prática um campo interativo. Assim o convite está feito! Participe do Festival de Ideias, é totalmente aberto! Entre nesse campo de corpo e mente abertos e deixe-se influenciar e ser influenciado! Será muito mais esclarecedor e impactante do que tentarmos explicar em poucas palavras esse conceito, que parece simples, mas é complexo na sua essência.