O objetivo é encontrar soluções de reciclagem e evolução da embalagem ...

É lançado o Desafio Natura Campus Embalagens Flexíveis

O objetivo é encontrar soluções de reciclagem e evolução da embalagem stand-up pouch

No dia 21 de março, acontecerá o lançamento do Desafio Natura Campus Embalagens Flexíveis, que visa receber soluções para viabilizar tecnicamente a reciclagem de embalagem flexível do tipo stand-up pouch pré e pós consumo (visando preferencialmente o upcycling) e desenvolver novas propostas para a evolução dessa embalagem, mantendo seus pontos positivos.

O stand up pouch é utilizado atualmente em alguns refis da Natura. Desde 1983, o refil é uma importante solução na busca constante de redução do impacto ambiental de nossos produtos.  Esse tipo de embalagem, feita de filme flexível, utiliza o mínimo em massa de matéria prima e com isso o impacto ambiental* também é consideravelmente reduzido, bem como a quantidade de resíduo gerada após sua utilização.

Tendo em vista todos os benefícios dessas embalagens, a Natura está ampliando a utilização desse tipo de material em seu portfolio de produtos, inclusive com o lançamento de uma importante submarca ainda em 2013.No entanto, embora essa embalagem apresente muitos pontos positivos, sabemos que ainda há oportunidade para evoluir.

Embora feito de plástico, um material reciclável, ainda não há uma cadeia de reciclagem estruturada para o pouch, principalmente por apresentar em sua composição uma mistura de materiais. Essa mistura é  necessária para dar a embalagem as propriedades que garantem a integridade do produto até  o consumidor, após passar pelo nosso fluxo logístico que não é trivial. Atualmente não há uma aplicação técnica clara para esse material pós consumo e a embalagem não é coletada com prioridade pelas cooperativas, apresentando um índice baixo de reciclabilidade. Entendemos que essa é uma oportunidade de criar um espaço de colaboração e busca de soluções de forma aberta para evoluirmos esse aspecto em nossa sociedade.

Assim, o desafio envolverá duas fases, uma para receber soluções para reciclagem de pouch pré e pós consumo (visando preferencialmente o upcycling) e outra para desenvolver projetos para evolução da embalagem. As soluções para reciclagem do pouch poderão ser enviadas até o dia 29 de abril e devem incluir pesquisas em desenvolvimento ou finalizadas em escala laboratorial ou piloto. As propostas para evolução da embalagem devem contemplar ideias ousadas e inovadoras, serão recebidas até 20 de junho e os projetos selecionados poderão ser executados em parceria com a Natura.

O lançamento será realizado por meio de uma apresentação e debate em canal web, que envolverá uma conversa com especialistas do tema. Os interessados poderão conferir o lançamento, interagir e esclarecer dúvidas em tempo real a partir das 11h00 do dia 21 de março.

O proponente da melhor proposta escolhida para cada fase do desafio participará de um congresso de grande relevância internacional: o ISWA World Congress, maior congresso de reciclagem de lixo sólido que será realizado em Viena, Áustria entre os dias 7 a 11 de outubro de 2013 (Fase 1) e o Sustainable Packaging Forum, realizado em Saint Pittsburg, Florida entre 11 e 13 de setembro (Fase 2).

 

Conheça o editais na nossa plataforma de submissão de projetos, aqui.

*impacto ambiental medido em emissões de CO2 equivalente.