Como o prazer é um componente importante da felicidade ...

Diálogo sobre felicidade

        Na primeira parte do “Diálogo sobre felicidade” conversamos a respeito do tema sem mencionarmos quais os dois principais aspectos que os estudiosos, desde Aristóteles até a psicologia positiva contemporânea, consideram como fundamentais para a felicidade. São eles: hedonia e eudaimonia (1,2,3,4).  

      De uma maneira geral, a hedonia refere-se ao prazer. Eudaimonia, por sua vez, corresponde a uma experiência de vida significantemente valiosa e produtiva, ou seja, uma vida- bem-vivida. Conceitualmente, esses dois aspectos diferem entre si. Empiricamente, porém, observa-se que as pessoas que apresentam score alto para questionário de hedonia, também o apresentam para questionário de eudaimonia, o que mostra que um verdadeiro estado de bem-estar e felicidade inclui tanto o prazer, como uma vida engajada, valiosa (1,3).

         Quando falamos em prazer, facilmente o identificamos como um aspecto importante para a evolução. Neste sentido, destacamos as três principais fontes de prazer para o ser humano que são comuns também a outras espécies: o alimento, o sexo e a interação social. Por outro lado, basicamente apenas os humanos  desfrutam de prazeres abstratos ou culturais, como a realização pessoal, intelectual, artística, musical, altruística, assim como de prazeres transcedentais (1,4). Em breve dedicaremos um post para dialogarmos mais a respeito dos prazeres transcedentais, ou seja, sobre o bem-estar relacionado à espiritualidade.

         Como o prazer é um componente importante da felicidade,  um dos caminhos de se conhecer os mecanismos biológicos que a geram, é estudar os circuitos cerebrais envolvidos na sensação de prazer.

         Pesquisas recentes em neurociências têm identificado diferentes regiões do cérebro ativadas durante uma experiência de prazer, sendo as principais: núcleo acumbens, pallidum ventral e tronco cerebral. Outras regiões também envolvidas são: amígdala e córtex, especialmente córtex pré-frontal, nas sub-regiões orbito frontal, cíngulo anterior e ínsula (1).

         A descoberta das rotas do prazer é de grande interesse para a ciência, mas também para o mercado, já que empresas de diversos segmentos como farmacêutico, alimentício e cosmético podem usufruir deste conhecimento para o desenvolvimento de produtos e serviços atrelados ao bem-estar.

    Para finalizar de uma forma leve, vamos refletir um pouco sobre a palavra prazer! Seu significado agrega sinônimos como contentamento, alegria, jovialidade, satisfação, deleite, delícia, boa vontade, agrado, distração, divertimento (6). Curiosamente, sua etimologia vem do latim “placere” – ser aprovado, aceito, querido - e é relacionado a “placare” – aquietar, acalmar (7).

        De fato, na quietude e calmaria de espírito desfrutamos a verdadeira paz, encontramos satisfação em viver, e nos reconectamos com nossa essência, que é a essência do amor e da felicidade.

 

  1. Berridge K.C., Kringelbach M.L.  Building a neuroscience of pleasure and well-being. Psychol Well Being. October 24; 1(1): 1–3, 2011;
  2. Deci E.L., Ryan R.M. Hedonia, eudaimonia, and well-being: an introduction. Journal of Happiness Studies. Volume 9, Number 1, 2008;
  3. Kringelbach M.L., Berridge K.C; The Neuroscience of Happiness and Pleasure. Soc Res, 77(2): 659–678, 2010;
  4.  Kringelbach M.L., Berridge K.C. Towards a functional neuroanatomy of pleasure and happiness. Trends Cogn Sci. Nov; 13(11):479-87, 2009;
  5. Rolls ET. Mechanisms for sensing fat in food in the mouth: Presented at the Symposium "The Taste for Fat: New Discoveries on the Role of Fat in Sensory Perception, Metabolism, Sensory Pleasure and Beyond" held at the Institute of Food Technologists 2011 Annual Meeting, New Orleans, LA, USA., June 12, 2011. J Food Sci. Mar; 77(3):S140-2, 2012;
  6. Disponível em: http://www.dicio.com.br/prazer/;
  7. Disponível em: http://origemdapalavra.com.br/palavras/prazer/;
  8. Ilustração disponível em: http://www.freedigitalphotos.net/images/Playing_g398-Playing_Kid_p39228.html. Nome da imagem: Playing Kit.