Inovação em Produtos Cosméticos

Núcleo de Design Natura

Design de experiências

design experiencia consumidor

A Natura nasceu da paixão das relações e sua razão de ser “Bem Estar Bem” já mostra o interesse da marca por gerar experiências de bem-estar aos seus consumidores.

Design de Experiência: o consumidor ativo no processo de criação

Desde os aplicativos que facilitam e aderem novas funções aos smartphones, a jogos
que inovam e trazem o público cada vez mais próximo da realidade vista na tela, é possível observar que a tecnologia vem aproximando e gerando uma maior interação entre consumidor e produto. Porém, a ideia de interatividade tem evoluído para um conceito que busca promover uma maior relação e identificação do consumidor com o seu produto. Este novo tema é tratado pelo que conhecemos como Design de Experiência.
 
No início do século passado, a escolha de um produto estava diretamente ligada aos benefícios funcionais e ao custo, enquanto aspectos como a marca não existiam ou eram pouco explorados. Contudo, entre 1950 e 1960 – época da explosão da Coca-Cola e das Pin ups – o conceito de marca ganhou força e a decisão de compra passou a ser tomada de forma mais emocional e ligada diretamente ao status e identidade que essa marca pode representar. Nos últimos 20 anos, entramos na era da Experiência, na qual o significado do consumo transcende a marca e os benefícios funcionais do produto, passando a identificar pontos de contato mais profundos, que gerem recordações, emoções e estimulem os sentidos de modo mais divertido e desafiador.
 
Para gerar essa experiência única do consumidor, a interatividade mecanizada e passiva vai sendo substituída por processos de customização e inovação, que levam cada vez mais em conta a personalização e conexão pessoal. Tais valores agregam ao produto o poder de um maior vínculo de interação com o seu consumidor, que passa de receptor para atuante no processo de criação e, de acordo com suas preferencias, (ambiente, convivência no mundo virtual e digital) e história, constrói o seu próprio conceito e experiência.
 
A Natura e a sua relação com Design de Experiência
 
A Natura nasceu de duas paixões: a paixão pela cosmética, como um meio de autoconhecimento, e a paixão pelas relações, como princípio de harmonia em um universo onde tudo está interconectado. Com o objetivo de intensificar ainda mais essas relações a partir dos produtos, foi criado um grupo interdisciplinar focado em entender melhor a importância do Design de Experiência e como esse aspecto pode deixar de ser uma consequência e se tornar um valor da marca.
 
O Núcleo de Design estuda oportunidades para criação e ampliação de ovasexperiências entre as pessoas e a marca, por meio de parcerias e co-criação, as
quais buscam soluções – especialmente tecnológicas – para desenvolver novas experiências no ciclo do consumidor (que abrange todo o processo desde a produção
da embalagem e utilização do produto, até seu descarte).
 
Hackathon Natura Campus | MIT Media Lab
 
Em 28 de abril, a Natura e o Media Lab lançaram o Hackathon*, que convida pesquisadores e estudantes a pensarem juntos em como a tecnologia pode unir o produto e o ambiente virtual para criar ou ampliar a experiência cosmética.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de junho e o Hackathon acontecerá entre 04 e 06 de agosto com a presença de pesquisadores da Natura e do Media Lab. Até dois participantes serão selecionados para desenvolver suas ideias em Cambridge, EUA, na sede do Media Lab.

Clique aqui e participe!

* O Hackathon é um evento que reúne programadores e designers para uma maratona de programação, cujo objetivo é o desenvolvimento colaborativo de um software. Podendo durar entre um dia ou até uma semana, esse tipo de evento permite que seus participantes concorram a prêmios, conheçam outros profissionais da área e façam networking em um ambiente específico de programação.