Lançamos em março o Desafio Natura Campus em Embalagens Flexíveis ...

Conheça o resultado do Desafio Natura Campus em Embalagens Flexíveis

O desafio buscou soluções de reciclagem e evolução da embalagem stand-up pouch

Lançamos em março o Desafio Natura Campus em Embalagens Flexíveis, que teve como objetivo receber soluções para viabilizar a reciclagem de embalagem flexível do tipo stand-up pouch e desenvolver novas propostas para a evolução dessa embalagem, mantendo seus pontos positivos e solucionando seus desafios. 

O stand-up pouch é utilizado nas embalagens da linha SOU , uma  nova submarca da Natura   composta por produtos de banho e cabelos para uso diário que convida a um novo jeito de consumir, com muito prazer e menos desperdício. Para promover esse novo tipo deconsumo, SOU inova e encontra soluções que otimizam e trazem eficiência em todo o ciclo produtivo, valorizando o que é essencial e reduzindo o impacto ambiental.

A embalagem dessa linha de produtos, conhecida como stand-up pouch, é mínima, feita de filme flexível e utiliza  70% menos plástico do que as embalagens convencionais de mercado, gerando três vezes menos resíduo. Com isso, o impacto ambiental também é consideravelmente reduzido (60% menos emissão de CO2 do que as embalagens convencionais).

Embora muitos benefícios tenham sido atingidos, ainda há oportunidade para evoluir. Apesar de ser feita de plástico, um material reciclável, ainda não há uma cadeia de reciclagem estruturada para o pouch, principalmente por apresentar em sua composição uma mistura de materiais, que foi necessária para dar a embalagem as propriedades que garantem a integridade do produto até o consumidor.  Atualmente não há uma aplicação técnica clara para esse material pós consumo e a embalagem não é coletada com prioridade pelas cooperativas, apresentando um índice baixo de reciclabilidade. Com isso, a Natura identificou uma oportunidade de criar um espaço de colaboração e busca de soluções de forma aberta com as comunidades científicas para evoluir esse aspecto em nossa sociedade.

Sendo assim, o desafio envolveu duas fases: a primeira, para receber soluções para reciclagem de pouch , cujo prazo de submissão se encerrou em abril de 2013 e a segunda, para desenvolver projetos para evolução da embalagem, que se encerrou em junho de 2013.

As propostas foram recebidas pelo portal Natura Campus. Mais de 650 pessoas acessaram a página do desafio no portal Natura Campus e 17 projetos foram recebidos. 

Foram avaliados os benefícios, a maturidade da tecnologia apresentada, seu potencial de aplicação e o grau de inovação.

Para a Fase I - Reciclagem da embalagem, os projetos submetidos não atenderam os requisitos estabelecidos no edital. 

Conheça abaixo o projeto aprovado para a Fase II – Evolução da embalagem

O projeto foi reconhecido por sua abordagem inovadora, envolvendo novos materiais e potencial biodegradável.

Como reconhecimento, o proponente será premiado com a inscrição para a participação no Sustainable Packaging Forum em Saint Pittsburg, que será realizado nos Estados Unidos, entre os dias 11 e 13 de setembro de 2013.

Com este desafio tivemos uma oportunidade de conhecer novas tecnologias e competências de diferentes instituições, como universidades, centros de pesquisa e empresas com foco no tema de embalagens.

Os desafios não trazem como resultado apenas as demandas de curto prazo, mas são também uma ferramenta para identificar e acelerar a formação de rede para potenciais parcerias no futuro. 

Todos os participantes receberão através do e-mail cadastrado um retorno sobre a avaliação da proposta enviada.

Renovamos nossa satisfação com a participação de todos neste processo e reforçamos nosso desejo de continuar ampliando as formas de interação para identificação de oportunidades e sinergias em pesquisa e inovação.

Convidamos todos a permanecer conectados ao Programa Natura Campus através do nosso portal e pelas redes sociais, e acompanhar novas oportunidades de colaboração.