Bem-estar e Ciência das Relações

Carolina Lavini Ramos

Para a manutenção da qualidade de vida já está claro a importância de uma alimentação saudável e balanceada ...

Comer para crescer e não envelhecer

        A pele, maior órgão do corpo humano, é constantemente afetado por modificações intrínsecas e extrínsecas durante toda a vida do organismo.No decorrer dos anos o envelhecimento é um processo natural, porém complexo, onde se observa um desequilíbrio da homeostase da epiderme, inflamação tecidual, disfunção imunológica além do fotoenvelhecimento. É está relacionado a modificações celulares e moleculares e pode ser acelerado por fatores extrínsecos como radiações solares, causando danos visíveis à pele.

       Histologicamente, o envelhecimento é caracterizado pela diminuição da densidade de melanócitos e células de Langerhans, pela perda da capacidade proliferativa de queratinócitos e fibroblastos além da perda da matriz extracelular e diminuição da síntese de fibras colágenas, dentre diversas outras alterações.

       A pele desenvolve importantes funções em nosso organismo atuando no controle da temperatura corpórea além funcionar como uma barreira tanto de proteção mecânica, como contra entrada de microorganismos e substâncias nocivas.

       Para a manutenção da qualidade de vida já está claro a importância de uma alimentação saudável e balanceada prevenindo doenças cardiovasculares, cânceres e disfunções celulares. Recentemente também tem crescido a discussão sobre a importância de alguns nutrientes como vitaminas C, E, D, carotenóides e ácidos graxos poliinsaturados para proteção da pele contra danos causados pela exposição solar, além de prevenir o aparecimento de patologias. Estudos demonstram que vitaminas e ácidos graxos possuem uma importante atividade antioxidante (Vitamina E e ácido graxo poliinsaturado), além de contribuir para síntese de colágeno e elastina (Vitamina C) exercendo um papel no crescimento celular e reparo tecidual e proteger a pelede danos causados pelos raios UV (Vitamina A).

       Esses nutrientes não se mostraram eficazes apenas em uso tópico, mas de uma forma intrigante, apresentaram associações importantes quando ingeridos nos alimentos, atuando sistemicamente.

       Em 2001, Purba e colaboradores foram pioneiros em um estudo transversal no qual associaram a ingestão de determinados alimentos ao desenvolvimento de rugas em idosos de várias etnias. Apesar das diferenças étnicas, do local e estilo de vida entre cada indivíduo poder influenciar nas características da pele, um conjunto específico de alimentos pode ser correlacionado à proteção da pele contra o envelhecimento: ovos, iogurte, legumes, vegetais (espinafre, berinjela, aipo, cebola ), nozes, azeitonas, frutas secas, ameixas, maçãs peras, chá e água. Os vilões foram: carne vermelha (processada), refrigerantes e bolos. Mas os autores deixam bem claro a necessidade de estudos futuros de intervenção para verificar se o dano actínico pode ser prevenido pela ingestão de tais alimentos.

       Em 2007, um novo estudo foi realizado, isolando variáveis (idade, sexo, exposição ao sol, nível de escolaridade, renda familiar, uso de suplementos, atividades físicas, menopausa e índice de massa corpórea) que poderiam afetar a aparência da pele. Sugeriram que o maior consumo de vitamina C e ácido linoléico (presentes em legumes, verduras e castanhas) está associado a uma menor prevalência de uma aparência enrugada, secura senil, e atrofia da pele. Por outro lado, gorduras e carboidratos estão associados com uma maior probabilidade de envelhecimento da pele.

       Apesar de ser um processo inevitável, o envelhecimento pode dar-se de uma forma saudável, não só controlando o aparecimento de possíveis doenças inerentes à idade, mas associando-se estratégias de prevenção, onde a saúde está no cume da prioridade. Vale lembrar que não devemos abandonar outros hábitos saudáveis como o uso de protetor solar, muito pelo contrário. Até o momento, ele é o modo mais eficaz de proteção direta contra exposição aos raios ultravioletas UVA e UVB. Mas por que não dar uma ajudinha e manter um estilo e vida saudável com uma alimentação balanceada rica em legumes, frutas, peixes e azeite?

 

Referências Bibliográficas

Zussman J, Ahdout J, Kim J. Vitamins and photoaging: do scientific datasupport their use? J Am AcadDermatol. 2010 Sep;63(3):507-25. Epub 2010 Mar 1. Review. PubMed PMID: 20189681.

Purba MB, Kouris-Blazos A, Wattanapenpaiboon N, Lukito W, Rothenberg EM, Steen

BC, Wahlqvist ML. Skin wrinkling: can food make a difference? J Am CollNutr.

2001 Feb;20(1):71-80. PubMed PMID: 11293471.

Cosgrove MC, Franco OH, Granger SP, Murray PG, Mayes AE.Dietary nutrient intakes and skin-aging appearance among middle-aged Americanwomen.Am J ClinNutr. 2007 Oct;86(4):1225-31.