Como uma das formas de promover interação com a comunidade científica, o programa Natura Campus realiza chamadas periódicas ...

Chamada de Projetos Natura Campus

COMO UMA DAS FORMAS DE PROMOVER A INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA, O PROGRAMA NATURA CAMPUS REALIZA CHAMADAS PERIÓDICAS PARA RECEBIMENTO DE PROPOSTAS DE PROJETOS DE PESQUISA.

O EDITAL SERÁ LANÇADO NO DIA 15/08/12. MOBILIZE A SUA REDE E SUBMETA O SEU PROJETO!

A Chamada de Projetos possi­bilita o planejamento das atividades de pes­quisa pela Natura e pelos parceiros, além de favorecer a análise comparativa de propostas. Neste ano, a Chamada de Projetos Natura Campus será lançada em agosto, com previsão de encerramento em outubro.

Este é o momento para revelar grandes oportunidades por meio de projetos de co-desenvolvimento e cooperação em diferentes áreas de pesquisa: Ciências Clássicas e Avançadas de Pele e Cabelo;  Ciências do Bem Estar e Relações; Sentidos, Design e Experiências e Tecnologias Sustentáveis.

Em 2012, serão duas modalidades na Chamada de Projetos Natura Campus: Ciência, Tecnologia e Inovação e Programa Amazônia.

CHAMADA DE PROJETOS NATURA CAMPUS - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O objetivo desse edital é apoiar projetos de inovação transformadora, que possibilitem a formação e fortalecimento de uma rede global de pesquisa.

Buscamos parceiros de Instituições de Ciências de todo o mundo, dispostos a colaborar e desenvolver projetos multidisciplinares, preferencialmente em rede, inovadores e de alto impacto.  Nesta chamada, serão trabalhados todos os temas de pesquisa a seguir:

CIÊNCIAS CLÁSSICAS E AVANÇADAS DE PELE E CABELO

Este campo é focado na pesquisa da pele, couro cabeludo e fios de cabelo. Nosso objetivo é agregar conhecimento científico dos mecanismos biológicos e/ou físico químicos dessas partes do corpo a produtos, experiências e serviços. Buscamos ainda parcerias em pesquisa básica, desenvolvimento de metodologias de eficácia e ferramentas de diagnóstico e tratamento.

SENTIDOS, DESIGN E EXPERIÊNCIAS

Este campo multidisciplinar visa entender como percebemos o mundo por meio dos sentidos e os mecanismos envolvidos na produção das sensações, percepções e emoções. Buscamos tecnologias sensoriais que ampliem os benefícios dos nossos produtos e desenvolvam experiências de bem estar bem que tragam significado e criem conexões emocionais com os consumidores.

BEM-ESTAR E RELAÇÕES

O objetivo é entender e promover o bem estar bem com sustentação científica. Buscamos o protagonismo colaborativo entre as diferentes áreas do conhecimento para realizar pesquisas científicas inovadoras que visam o desenvolvimento de produtos, serviços e conceitos nas diferentes dimensões do indivíduo e suas relações: dimensões emocionais/psicológicas, comportamentais/fisiológicas, culturais/valores e sociais/sistêmicas.

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

Temos como objetivo prospectar, desenvolver e implementar conceitos e tecnologias para promover o uso sustentável dos recursos naturais, incluindo a pesquisa de sistemas ecológicos de produção, novos materiais e embalagens, tecnologias sociais e modelos de avaliação de impactos socioambientais. Buscamos um olhar para ciência e tecnologia de ingredi­entes para formulações de origem vegetal e/ou biotecnológica, incluindo extratos com funcionalidades cosméticas, óleos fixos e essenciais, entre outros.

CHAMADA DE PROJETOS NATURA CAMPUS -  AMAZÔNIA

A Natura quer ser instrumento de produção científica, inovação e geração de novos negócios, com base no uso sustentável de produtos da sociobiodiversidade da região Amazônica, atuando como protagonista no sistema regional de inovação.

Este é um dos objetivos do Programa Amazônia que, juntamente com a Chamada de Projetos Natura Campus, convida a comunidade científica para alavancar em rede a oportunidade de colaboração em ciência, tecnologia e inovação na região. Queremos engajar Instituições de Ciência da Amazônia Legal e de diferentes partes do Brasil e do mundo, conectando oportunidades com visão global e atuação local.

Para participação nesta chamada é necessário que os projetos propostos sejam liderados por Instituições de Ciência e Tecnologia sediadas na região Amazônica. Conheça as frentes de pesquisa:

CULTURA E SOCIEDADE

Temos como objetivo estudar os fenômenos humanos no âmbito das comunidades e de como se organizam, do conhecimento tradicional, da economia, da cultura e das relações que configuram a realidade sociocultural e ambiental.

CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE

Esta frente investiga o potencial tecnológico dos sistemas biológicos, partindo de uma escala molecular até o nível ecossistêmico, assim como a interpretação, compreensão, modelação, valoração e gestão adaptativa dos fenômenos ambientais.

FLORESTAS E AGRICULTURA

Buscamos métodos de estudo e modelagem da dinâmica dos sistemas agrícolas e florestais na busca pelo avanço técnico da produção vegetal, elevação da produtividade e aprimoramento do manejo e conservação dos recursos naturais.

DESIGN DE PRODUTOS E PROCESSOS

Este campo estuda as dimensões de produto, processo, sistema e ambiente de produção voltado à concepção, desenvolvimento, dimensionamento e melhoramento de sistemas e processos físicos, químicos e biológicos que visam a obtenção de bens e serviços de valor para a sociedade.

COMO SUBMETER UM PROJETO

- Acesse o portal e faça download do edital e do formulário, que serão disponibilizados no dia 15/08

- Leia o edital

- Mobilize a sua rede

- Submeta seu projeto via Portal Natura Campus*

- Avaliação

- Os finalistas irão apresentar seus projetos na Natura para uma banca avaliadora**

*As informações contidas nessa fase não devem ser de caráter confidencial.

**Nessa fase, será assinado o termo de confidencialidade.

DIVULGAÇÃO

Confira o calendário de visita do time Natura Campus para a Chamada de Projetos 2012:

Para acompanhar as oportunidades de interagir com a Natura, sugerimos que se inscreva na newsletter e siga as páginas do programa nas principais redes sociais.

Clique aqui para conhecer as perguntas frequentes.

Quer levar a Chamada de Projetos Natura Campus para sua instituição? Entre em contato atraves do e-mail naturacampus@natura.net que enviaremos um kit de divulgação.