Bem-estar e Ciência das Relações

Carolina Lavini Ramos

Boas horas de sono são deliciosas e ninguém discute. ...

A beleza do sono

Boas horas de sono são deliciosas e ninguém discute. Elas são importantes não apenas para manter nossa disposição e bom humor, mas também contribuem para uma saúde em dia, inclusive para manter a integridade de nossa pele!

 

Sabemos que em média um adulto deve dormir por volta de oito horas por noite. Mas é fato que o relógio biológico de cada pessoa pode variar, levando os adultos mais dorminhocos a precisarem de 10 horas diárias de sono para se sentirem bem descansados. Veja como a necessidade em cada idade varia bastante: um recém nascido passa mais de 2/3 de seu dia dormindo, podendo chegar a 20 horas por dia! Já um bebê de 12 meses dorme em média 12 horas por dia, incluindo as sonecas durante o dia. Ao passo que em idosos, poucos conseguem completar 5 horas de sono. Isso é conseqüência do tempo agindo sobre nossa cronicidade. Mas vale salientar que nossas boas horas de sono são muito importantes para o desenvolvimento neuromotor e crescimento, além do bom funcionamento de nosso sistema imunológico.

 

Pois bem, todos já devem ter notado que em nossa atual sociedade moderna, o estilo de vida tão atarefado e estressante contribuiu para uma redução nas tão preciosas horas de sono. De certa forma podemos citar diversos fenômenos como consequência dessa privação de sono que são desencadeados durante essa situação estressante para o organismo.

 

Uma restrição de apenas quatro horas de sono pode contribuir para o aumento da pressão sanguínea, dos níveis de cortisol e insulina durante a noite, além do aumento do apetite causado provavelmente por uma queda dos níveis plasmáticos de leptina e aumento do hormônio da fome, grelina. Além disso, a redução do sono também já foi associada ao aumento dos índices de massa corporal e a obesidade (Mcwen et al., 2006). Com apenas esses dados levantados fica clara a importância daquela hora de tranqüilidade.

 

Como o nosso corpo não funciona de forma isolada certamente todo ele é afetado por esse intrigante desequilíbrio. Por que então dizem que dormir faz bem para a pele? A pele é o maior órgão do nosso organismo importante para proteção e manutenção do equilíbrio. Assim como todos os órgãos, quando algo está desbalanceado, a sua integridade também é afetada.

 

O colágeno, que é um dos seus principais componentes, tem como função a manutenção da estrutura e integridade. Assim, a sua produção também pode ser afetada por fatores exógenos e endógenos como enzimas, vitamina C e pelo próprio sistema imune. Da mesma forma que o estresse a falta de sono afeta nosso sistema imune; assim este reage em nossa pele podendo levar a um aumento de várias dermatoses como psoríase e dermatite, além de afetar a barreira epitelial, podendo aumentar as infecções cutâneas (Kahan et al., 2010).

 

A questão estresse x falta de sono ainda não pode ser bem desvencilhada uma vez que ambos os fatores não podem ser isolados.  Mas estudos sugerem que a falta de sono leva a um aumento de glicocorticóides que podem afetar a integridade da pele, assim como uma desregulação do sistema imune que afeta a produção do colágeno.

 

Axelsson e pesquisadores, realizaram uma pesquisa, onde  introduzem cientificamente o conceito de sono e beleza. Eles mostram que pessoas que dormem pouco aparentam ser menos saudáveis, menos atraentes e mais cansadas comparadas a situações em que estão bem descansadas. Segundo os autores, esse trabalho é importante para que percebamos que nós apresentamos mensagens faciais que são sensíveis ao sono e que podem, portanto, indicar no futuro decisões clínicas e diagnósticas mais precisas para um histórico de sono perturbado.

 

Será então que para mantermos uma pele linda e sedosa como a de um bebê devemos dormir tanto quanto ele? Pelo visto vale a pena remar nessa direção, buscando também a sua tranquilidade, paz e amor e felicidade.

 

 

Referências Bibliográficas

 

Axelsson J, Sundelin T, Ingre M, Van Someren EJ, Olsson A, Lekander M. Beauty sleep: experimental study on the perceived health and attractiveness of sleep deprived people. BMJ. 2010 Dec 14;341:c6614. doi: 10.1136/bmj.c6614.

 

Kahan V, Andersen ML, Tomimori J, Tufik S. Can poor sleep affect skin integrity? Med Hypotheses. 2010 Dec;75(6):535-7. doi: 10.1016/j.mehy.2010.07.018. Epub 2010 Aug 1.

 

McEwen BS. Sleep deprivation as a neurobiologic and physiologic stressor: Allostasis and allostatic load. Metabolism. 2006 Oct;55(10 Suppl 2):S20-3.