Inovação em Produtos Cosméticos

Núcleo de Design Natura

Design de experiências

natura experiencia

A relação com fragrâncias, sabores, cores, texturas, e até processos, como desenvolvimento de suas embalagens e protótipos, geram diversos espaços para a descoberta de novas oportunidades de experiências.

A Indústria Cosmética e o Design de Experiências

A indústria de produtos cosméticos possui um grande potencial para a inovação.  A relação com fragrâncias, sabores, cores, texturas, e processos, como desenvolvimento de embalagens e protótipos, geram diversos espaços para a descoberta de novas oportunidades de experiências.  
 
Pela grande carga sensorial que esses produtos já possuem, a ampliação da experiência pode ir muito além de sua utilização e benefícios, envolvendo a descoberta em todo seu ciclo de consumo, desde a entrega e chegada do produto ao consumidor, até o seu descarte.
 
A Natura, que foi pioneira no Brasil em sustentabilidade, continua explorando os aspectos que transcendem a relação de consumo e reconhece no Design de Experiências, a possibilidade de criar um vínculo mais profundo na relação com as pessoas que interagem com a marca.
 
O Design de Experiências
 
“Persuadindo, estimulando, informando, fazendo imaginar, fazendo divertir e eventualmente prevendo, influenciando no significado e modificando o comportamento humano".
(Ronald Jones)
 
O Design de Experiências busca conceber produtos, processos, serviços, eventos e ambientes com foco na experiência do consumidor, levando em conta o resultado do contato e a interação entre as pessoas e a marca, permitindo a geração de emoções e recordações desses momentos. 
 
Em outras palavras, o objetivo é potencializar a experiência, tanto física, quanto virtual, identificando momentos que já existam ou trabalhando na geração de novos para ampliar as possibilidades de experiência do consumidor.
 
Todo esse processo é desenvolvido com base no Design Thinking, ou seja, centrado na necessidade das pessoas e considerando metodologia de pesquisa, pensamento integrado, co-criação, inovação aberta, prototipagem, desenvolvimento e soluções tangíveis.
 
Natura e o Media LAB
 
Desde 2012, temos uma parceria estabelecida com o Media Lab, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos maiores centros de referência em inovação, design, ciência e tecnologia do mundo. O laboratório, que utiliza disciplinas não tradicionais, trabalha em cerca de 350 projetos, como neuroengenharia, cidades do futuro e a forma como as crianças aprendem.
 
A parceria nasceu do interesse de ambas as partes e a Natura identificou a possibilidade de contar com uma rede extremamente capacitada e com formação diversa, o que permite a inclusão de novos temas e geração de soluções inovadoras.
Mundialmente reconhecido, e por trás de diversos projetos criativos de sucesso, o Media Lab é atualmente financiado por 80 empresas que permitem aos pesquisadores total liberdade de escolha nos temas de pesquisa que pretendem desenvolver. Além disso, todos os consorciados tem acesso às informações geradas, construindo assim um trabalho significativo de inovação em rede colaborativa e aberta.
 
No site www.media.mit.edu você pode descobrir mais sobre o centro de inovação e seus temas de pesquisa, como Object-Based Media, que explora o futuro da comunicação visual eletrônica e a expressão para uma conexão mais rica entre as pessoas e sistemas, e Responsive Environments, que busca aumentar a experiência, interação e percepção a partir de redes de sensores.
 
Hackathon Natura Campus | MIT Media Lab
 
A Natura e o Media Lab lançaram, em 28 de abril, o Hackathon* que convida pesquisadores e estudantes a pensarem juntos em como a tecnologia pode unir o produto e o ambiente virtual para ampliar a experiência do consumidor.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de junho e o Hackathon acontecerá entre 04 e 06 de agosto com a presença de pesquisadores da Natura e do Media Lab. Até dois participantes serão selecionados para desenvolver suas ideias em Cambridge, EUA, na sede do Media Lab.
 
 
* O Hackathon é um evento que reúne programadores e designers para uma maratona de programação, cujo objetivo é o desenvolvimento colaborativo de um software. Podendo durar entre um dia ou até uma semana, esse tipo de evento permite que seus participantes concorram a prêmios, conheçam outros profissionais da área e façam networking em um ambiente específico de programação